TIPOS DE APEGO NAS RELAÇÕES
Você sabia que seu estilo de apego influencia nas relações?
Segundo John Bowlby, o psicanalista que criou a Teoria do Apego, em que explica como algumas pessoas se apegam mais que outras pessoas num relacionamento.
Existem 3 tipos de apego:
- Apego ansioso: demonstra insegurança, evita a qualquer custo a rejeição, busca proximidade, faz joguinhos emocionais para atrair atenção e interesse, está sempre desconfiando do parceiro, deixa ser levada pelo parceiro, anula a si mesmo, dramatiza seus sentimentos, tem mania de adivinhações e um grande medo de que qualquer coisa, mesmo que pequena termine seu relacionamento.
- Apego evitativo: age de maneira contraditória, desvaloriza o parceiro, preza pela sua independência, evita falar dos sentimentos, interrompe as conversas, é reativo e inflexível com as regras do relacionamento.
- Apego seguro: é confiável, consistente, flexível, divide a tomada de decisões, evita joguinhos emocionais, expressa seus sentimentos e suas fragilidades, a dependência e o compromisso não são fatores de anulação pessoal, chega em um acordo numa discussão, se comunica bem em seu relacionamento.
Qual desses tipos de apego se encaixa? E seu parceiro?
Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!
Paula Freitas
Psicóloga, psicoterapeuta de casal, terapeuta sexual, palestrante e mentora
Pós-graduada em Sistêmica, Psicopedagogia e Sexualidade
WhatsApp – 11 98313 2371
WhatsApp: http://wa.me/5511983132371
E-mail: ajuda@paulafreitaspsicologa.com.br
Site: http://paulafreitaspsicologa.com
YouTube: http://youtube.com/paulafreitaspsicologa
Instagram: https://www.instagram.com/paulafreitaspsicologa/
#paulafreitaspsicologa #paulafreitaspsico #relacionamentospsicologia #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #relacionamentos #fimdorelacionamento #sexualidade #terapeutadecasal
