AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE
Os estudos de Freud sobre o desenvolvimento da sexualidade foram fundamentais para entender melhor esse desenvolvimento e para isso ele separou por fases.
Em cada fase de desenvolvimento existem pontos de fixação.
Essas fases são:
- Fase oral (0 a 18 meses): nessa fase a zona erógena é a boca, criança tem prazer através da boca, como por exemplo, ao mamar, que está saciando seu desejo.
- Fase anal (18 meses a 3 anos): a zona erógena é o ânus, o controle esfincteriano, desenvolvendo esse controle. A criança se sente amada quando é elogiada por não fazer xixi na cama. Quando a criança antecipa esse controle para agradar os pais e não perder o amor, pode acarretar a sexualidade quando adulto.
- Fase fálica (3 aos 5 anos): o órgão genital é o falo (pênis). As crianças nessa fase, se tocam mais, descobrindo o corpo e isso não é sexual e sim prazeroso.
- Fase latência (6 a 10 anos): declina os interesses sexuais, se dedica mais para esportes, estudos, brincadeiras.
- Adolescência (10 a 19/20 anos): tem o auge emocional e hormonal, começa o desenvolvimento e a maturação sexual do corpo e assim começa a perceber outras sensações.
Quando ocorrem dificuldades nessas fases pode acarretar na sexualidade na vida adulta.
Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!
Paula Freitas
Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual
WhatsApp – 11 98313 2371
paulafreitaspsicologa@gmail.com
@relacionamentoabusivopsi
#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi
