COMO ENCARAR A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE?
A pessoa com mais idade tem o total direito de viver sua sexualidade, mas deve se preparar para enfrentar sentimentos ambivalentes dentro de si, assim como atitudes contraditórias por parte do mundo externo.
O medo de envelhecer e morrer, cedeu lugar a um preconceito, uma discriminação sistemática contra pessoas por elas serem mais idosas.
Cada indivíduo constrói sua velhice e quando ela chega, vive aquilo que construiu.
A sexualidade do idoso é, em grande parte, um reflexo de sua vida sexual passada.
Durante o ciclo de vida do ser humano, experimentamos várias fases do desenvolvimento, sob os aspectos biopsiocossocioculturais.
Cada época da vida tem sua função e especificidade que dependerão das experiências passadas e futuras, onde não há momento melhor, mas cada um com seu valor de acordo com sua história, contudo, família e pessoas que o cercam.
Em nossa vida temos ganhos e perdas, portanto fazer escolhas que tragam equilíbrio será fundamental.
Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!
Paula Freitas
Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual
WhatsApp – 11 98313 2371
WhatsApp:
paulafreitaspsicologa@gmail.com
@relacionamentoabusivopsi
#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #narcisista #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi
