O MEDO NO RELACIONAMENTO ABUSIVO
O medo é um sentimento muito vivenciado num relacionamento abusivo. O medo parece algo inexplicável, muitas vezes, não consegue identificar de onde vem, mas sabe que acarreta dor, fragilidade emocional, instabilidade e vem aquela insegurança que parece que te paralisa.
Quando se tem a percepção de que está aceitando algumas situações mesmo que não concorde e não queira, e aí que o medo do abandono se instaura, esse sentimento de medo de ser abandonado alimenta ainda mais o ciclo abusivo.
Quando ao abusador percebe esse medo, vem com uma grande manipulação, pois percebe que a vítima está presa nessa dinâmica, refém dessa relação perturbadora e tóxica.
Esse medo do abandono faz a vítima pedir desculpa por tudo, mesmo que não tenha feito algo para esse pedido de desculpa, pois se assim não o faz, se sentirá mais culpada ainda. Isso ocorre porque a vítima já não aguenta mais tantas discussões sem motivo e muitas vezes vinda com ameaças.
Para reconhecer esse medo do abandono é fundamental o processo terapêutico para trabalhar essa ferida emocional.
Será que tem uma ferida do abandono dentro de si que foi pouco olhada?
Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!
Paula Freitas
Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual
WhatsApp – 11 98313 2371
WhatsApp:
paulafreitaspsicologa@gmail.com
@relacionamentoabusivopsi
#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #narcisista #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi
