O QUE CONTRIBUI PARA AGRAVAR O CIÚME?
Geralmente, a origem do ciúme vem da própria educação familiar, que terá a principal fonte de constituir um lado saudável ou patológico da pessoa.
Desde pequenos desenvolvemos um treino da nossa personalidade, que tem muito a ver com o comportamento dos cuidadores, dos pais, seja por orgulho ou por uma limitação.
Na verdade, o ciúme é o resultado de um clima original da infância, onde foi desenvolvendo a confiança.
Existem alguns perfis que contribui muito para o desenvolvimento e agravamento do ciúme, que são:
- Família superprotetora: gera uma predisposição ao ciúme criando desconfianças e medo nos filhos. Tanto muita proteção ou ausência é potencial para desenvolver ciúme.
- Família ausente: criança cresce carente e se torna hiper vigilante devido ao medo de estar sozinha, desencadeando feridas emocionais de abandono e rejeição.
- Histórico de traição familiar: tende a influenciar as crianças ao ver o sofrimento em decorrência de alguma traição. Quando a pessoa é traída, imagina que tudo será igual, criando um estado de desconfiança.
- Psicopatologias: algumas influenciam no ciúme.
Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!
Paula Freitas
Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual
WhatsApp – 11 98313 2371
WhatsApp: http://wa.me/5511983132371
paulafreitaspsicologa@gmail.com
@relacionamentoabusivopsi
#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #narcisista #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi
